sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Balanço 2011

Um pequeno Balanço de 2011
Foram 138 receitas que partilhei com todas/os que por aqui passaram. Novas experiências na cozinha, uns foram um sucesso, outros nem por isso, hehehehe - mas foi divertido!
Encontrei novos cantinhos com sugestões fantásticas e pessoas maravilhosas.
Recebi mimos dos leitores e seguidores deste cantinho que incentivou a continuar.
Tirei mais momentos para mim, passei a ir à hidroginástica regularmente e a fazer caminhadas.
Passei a ver a vida duma maneira bem diferente e a dar mais valor à amizade.
A empresa onde estava há alguns anos fechou, foi um dos momentos dificeis que tive de ultrapassar e reorganizar toda a minha vida.
Em conjunto com duas amigas lancei um projecto novo a fuzzyandme em que estamos a trabalhar muito para ter sucesso.
A minha filha mais velha entrou no 5ºano - como os anos passam!
Partilhei a minha mesa com família e amigos, foram momentos muito bons e que dão sentido à vida.

O Balanço de 2011 foi bom. Os momentos menos bons serviram para aprender e seguir em frente.

Espero que 2012 seja um ano cheio de saúde, amor e amizade. Que os projetos se realizem e que não se perca a fé num futuro melhor para nós e para os nossos filhos.

Fiquem bem e UM BOM  2012!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bolo de côco e natas

Estava a desfolhar um caderinho da minha avó e pareceu-me uma boa combinação de ingredientes. O bolo ideal para o último dia de aulas da minha mais nova - Bárbara. Fácil de pegar à mão mas ao mesmo tempo sobre o húmido.
Pelos vistos acabou num instante.
 Um bolo que sugiro para a noite de fim de ano. Muito rápido de fazer e acompanha muito bem uma chávena de chá antes de deitar.

Ingredientes:
6 Ovos
200ml Natas
260gr Açucar
200gr Farinha
80gr Côco
1col sobremesa Fermento
Côco e açucar confeiteiro

Preparação:
Unte e enfarinhe um forma.
Bata os ovos muito bem em castelo, e sem parar de bater adicione aos poucos o açucar. Junte o fermento à farinha peneirada e envolva no preparado alternadamente com o côco e as natas, até ficar homogenea.
Verta para a forma e leve ao forno pre-aquecido a 200ºC durante 15 minutos depois passe para 180ºC por mais 15 a 20 minutos.
Deixe ficar na forma durante 10 minutos, depois vire para uma base rendilhado e deixe arrefecer.
Por cima espalhe côco e açucar confeiteiro.

Bom apetite!

Biscoitos Memórias

Gostava de partilhar convosco uns biscoitos delíciosos, do nosso amigo José Luís de Cinfães. Fizeram parte de alguns cabazes deste natal.
Biscoitos e compotas Memórias, que nos faz lembrar o aconchego de nossa casa.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Trouxas de Pescada com camarão e laranja

O Carlos está de férias mas teve um dia bem ocupado. De manhã ficou com a mais pequena, que é uma mão cheia de energia. De tarde foi às compras com as duas.
Faz muito bem ao pai passar uns tempos com os filhos, verdade?

Eu estive bem livre na cozinha e aproveitei para fazer uma trouxa de pescada, que acompanhamos com batatinha assada e um vinho branco bem fresquinho.
Ingredientes:
6 filetes de pescada
6 tiras de Bacon
6 Camarões sem casca (só fica a cauda)
1 laranja
1/2 cebola
azeite q.b.
q.b. pimenta preta e verde moída na altura
q.b. sal

Preparação:
Descongele e deixe a escorrer toda a água dos filetes. Tempere com a pimenta e um pouco de sal. Enrole os filetes à volta do camarão e de seguida enrole o bacon. Ate com fio para ficar uma trouxa.
Numa  travessa coloque a cebola cortada às rodelas na base. Corte finas rodelas de laranja e disponha em cima da cebola. Disponha as trouxas com a cauda do camarão virada para cima e regue com o azeite.
Leve ao forno pre-aquecido a 180ºC durante 40 min.

Um petisco!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Troca entre blogs

Recebi da minha amiga secreta Isabel do Terapia dos tachos, uns miminhos super bons e um cartão de natal lindíssimo com um texto muito carinhoso. A troca de prendas entre blogs, foi promovida pela Vânia do "Cinco sentidos na cozinha" e foi uma ideia super gira.

Folhado de Alheira

O mês de Dezembro é sempre um corre corre. Reunir amigos para jantar, fazer os cabazes, comprinhas de última hora, embrulhos, fazer e enviar postais ... é um mês bem ocupado, mas sabe tão bem.
A minha amiga Clara veio de Inglaterra passar o Natal com a família. Aproveitamos ela estar cá e reunimos alguns amigos. Foi casa cheia de conversas risos, recordar momentos passados e partilha de novidades :)
Para este encontro fiz este folhado de alheira super rápido e muito bom.
.

Ingredientes:
2 embalagens massa folhada (usei continente)
2 alheiras
q.b. queijo emmental ralado
1 ovo batido 

Preparação:
Estenda as duas massas folhadas e reserve.
Tire a pele às alheiras, corte-as às rodelas e espalhe por cima de uma delas. De seguida espalhe por cima o queijo e pincele toda a área com o ovo.
Coloque a 2 massa folhada por cima. Nas beiras puxe a parte da massa folhada de baixo e sobreponha sobre a parte de cima a fazer uma borda fechada. Com o dedo pressione sobre as partes não preenchidas pela alheira a formar linhas na horizontal e vertical. Pincele com o ovo e leve ao forno pre-aquecido a 180ºC durante 20 min.
Sirva quente



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Chouriça assada

A vida prega-nos muitas partidas, boas e menos boas e que devem servir para apreender e seguir em frente. Estes últimos anos têm sido um pouco complicados, mas muitos obstaculos têm sido ultrapassados. Em especial o último ano, que a nível profissional não correu muito bem. Mas como não se deve cruzar os braços e desistir, lancei-me no projeto fuzzyandme que tem corrido muito bem. Deve-se a muito trabalho e ao apoio e ajuda de familiares e amigos, a quem temos de agradecer. Nestes momentos damos ainda mais valor a gestos simples, em que percebemos que a família e os amigos são muito importantes e fazem parte do nosso sucesso.
Assim como simples acções são tão importantes, também uma simples entrada pode fazer a diferença quando reunimos familiares e amigos.
Uma boa chouriça de vinho assada no forno, acompanhada por uma boa fatia de pão caseiro e um copo de bom vinho, para brindar a todos vós.


Ingredientes:
1 Chouriça de vinho (muito boa)

Preparação:
Coloque num pirex de tampa um pouco de água.De seguida coloque a chouriça e pique por toda com um palito. Tape o pirex e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC. Ao fim de 15minutos vire e deixe mais 20minutos.
Corte aos pedaçinhos e serva quente

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bolo Joaninha

Estamos na última semana do advento. O Natal já é no próximo sábado e estamos todos ansiosos para nos reunirmos em casa da minha cunhada. Fazemos a contagem decrescente, hehehe

Deixo-vos o bolo da joaninha para alegrar esta semana.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tintureira na sertã

 O jantar de ontem foi a três: eu e as pequenas. A pergunta de todos os dias, o que fazer para o jantar? Abri a porta do congelador e duas postas de tintureira perdidas na gaveta.
Ingredientes:
2 Tintureiras
azeite
sal q,b
pimenta preta, verde e branca moída na altura
tomilho
sumo de limão

Preparação:
Coloque ao lume uma sertã com azeite a cobrir o fundo. Assim que estiver quente coloque as postas de tintureira e deixe tostar de ambos os lados. Tempere a gosto e antes de servir regue com limão.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Frango desossado, recheado e assado

Este mês em especial os dias são ainda mais pequenos. Escurece cedíssimo e a assafama típica deste mês encurta o dia. Deve passar o mesmo em todas as casas. Não é motivo para deixar de reunir a família num jantar, mas tem de ser algo de preparação rápida e que vá ao forno.
O talho onde normalmente gasto, desossa o frango muito bem, fica só o osso das pernas para não perder a forma. Há  já algum tempo que andava para fazer frango desossado, rechea-lo e assa-lo. Ficou muito bom e apresentação excelente, um sucesso ao chegar à mesa.
Ingredientes:
1 frango desossado
200 gr peito de frango picado
1 chouriça de colorau picada
1 cebolas picada
3 dentes de alho picado
1 col sopa de Soja
1 col sopa de Aveia
100 gr Bacon aos bocadinhos
100 gr Cogumelos brancos cortados em lâminas
1 chavena de chá de Leite
1 chavena de chá de Azeite
1 colher de sobremesa de vinho branco
2 Ovos
azeite q.b
molho de piri piri q.b
sementes de pimenta verde, preta e branca moída q.b na altura
nóz moscada

Pasta para barrar o frango:
1 colher de sobremesa paprika
1 colher sopa banha de porco
1 colher de sopa de vinho branco
sal q.b

Preparação:
Coloque numa bacia a carne e chouriço picada, soja, aveia, leite, azeite, os ovos, tempere a gosto e misture tudo muito bem.
Coloque ao lume uma tacho coberto com azeite, assim que estiver quente junte a cebola e deixe aloirar. De seguida junte o bacon e deixe refogar um pouco. Acrescente o alho e os cogumelos e deixe ferver um pouco. Reserve, deixe esfriar e depois junte ao preparado anterior e misture tudo muito bem.
Encher a cavidade do frango com este recheio até ficar todo cheio. Com fio de norte cozer ambas as estremidades.
Barrar o frango com a pasta. Envolver em papel de alumínio de modo a ficar todo fechado e reserve durante uma hora.
Ligue o forno a 220ºC assim que estiver quente coloque o frango ainda envolvido no alumínio durante 1 hora e 30 minutos. Tirar o papel de alumío e passe o forno para 200ºC e deixe a assar durante 20 minutos.
Eu aproveitei e coloquei junto como assado uma batatinhas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bolo estrela cadente

Estava a dar uma olhadela às fotos dos bolos que fiz em tempos, quando cheguei ao da estrela cadente. Este bolo foi para cantar os parabéns no ATL há 3 anos atrás para a minha filhota mais velha Gabriela. Lembro-me perfetamente da expressão dela quando o levava, toda orgulhosa e feliz.
Boas recordações!

As prioridades hoje em dia são as mesmas: orientar, acompanhar, guiar e ver as minhas filhas bem e felizes. Mas também precisamos de ocupações e trabalho e neste momento ando numa roda viva, na divulgação e venda da fuzzyandme.
Sinto-me bem e dá-me força quando paro por momentos e recordo os bons momentos.
E desse lado, gostam de recordar o passado?


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cogumelos com bacon aos pedacinhos

Época dos cogumelos está oficialmente aberta cá em casa, hehehehehe
Já tenho mencionado várias vezes que gostamos muito e nesta época do ano sabe ainda melhor. Desta vez fi-los com pedacinhos de bacon.
Ingredientes:
200gr Cogumelos branco cortados em lâminas
100gr Bacon aos pedacinhos
azeite q.b
semente de coentros par moer na hora
molho de pirir piri q.b
sal q.b.
vinagre

Preparação:

Coloque em lume forte uma sertão com azeite a cobrir o fundo. Assim que estiver quente junte o bacon e mexa durante uns 5 minutos. Junte os cogumelos, tempre a gosto e deixe em lume brando durante 15minutos. Tire do lume e tempre com vinagre

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Doce Amizade

Há amigos que infelizmente só se encontram de longe a longe. Foi o caso do almoço de hoje, em que houve casais que já não via desde o início do verão. Este grupo junta-se à volta da mesma mesa 2 vezes por ano. Normalmente no natal e no início do verão. É um encontro engraçado, em particular porque dá para ver, como as crianças de encontro para encontro, crescem tanto.
A maioria delas ainda não sabiam que tinha iniciado o projeto fuzzyandme. Foi uma oportunidade de partilhar a colecção. Fiquei satisfeita porque gostaram muito e houve quem já levasse para prendas de Natal.
Hoje fomos comer um bife de carne Arouquesa vinda de Alvarenga, num espaço agradável, em que as crianças e adultos estiveram à vontade.
Este doce bem que puderia ter sido a sobremesa.
Fi-lo cá em casa para um jantar com os meus cunhados. Improvissei com o que tinha na despensa e acabou por ser uma agradável surpresa.
Ingredientes:
1 emb de Natas
1 lata de leite condensado cozido
1 tablet de chocolate preto
1 chávena de café de Leite
sumo de 1/2 limão médio

Preparação:
Bata as natas assim que ficarem bem firmes, sem parar de bater junte o sumo de limão. Envolva o leite condensado cozido e reserve.
Coloque o chocolate e o de leite a derreter em banho de maria, deixe arrefecer e envolva grosseiramente ao preparado anterior.
De seguida verta para copos indviduais e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas.
Sirva bem frio.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cogumelos Portobello salteados

Eu e o Carlos durante a semana gostamos muito de picar umas entradinhas e pôr a conversa em dia, antes de sentar para jantar. Temos este ritual, enquanto preparamos o jantar e as pequenas estão na sala a ver desenhos animados e a comer uma frutinha.
Ontem antes de ir para casa passei no supermercado e vi os cogumelos portobello a olharem para mim. Levei-os comigo,  hehehehe!
Ingredientes:
1 emb. Cogumelos Portobelo
azeite q.b
sal, pimenta verde, preta e sementes de coentros q.b
molho de piri-piri
molho Balsâmico

Preparação:
Numa sertã regar bem o fundo com azeite, colocar os cogumelos cortados aos pedaços e levar ao lume brando, temperar a gosto.
Deixar a cozer durante 10minutos e regar com molho balsâmico

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Trouxinhas de bifinhos de frango

Nesta altura do ano sabe bem durante o fim de semana ficar em casa no quentinho. De reunirmo-nos com a família e os amigos no conforto das nossas casas. Estar sentada no sofá a ver televisão, conversar e a dormitar um pouco. É tempo de descanso.
Depois de um dia intensa a trabalhar na nova colecção verão 2012 da fuzzyandme, precisava desesperadamente de um sábado de descanso e convívio. A Beatriz e o Rui foram lá casa para uma noite de degustação e conversa. Os nossos filhos comeram e foram logo brincar, enquanto nós ficamos confortávelmente a comer, a conversar sem pressas nem destino e tudo isto acompanhado de um bom Douro!
O prato principal foram as trouxinhas de bifinhos de frango ficaram deliciosas e a repetir. Temperadas com worcestershire sauce, molho que a minha amiga Clara normalmente usa para temperar as carnes. Foi um encontro de sabores que soube muito bem.
Um bom dia.
Ingredientes:
4 Bifes de frango cortado às tirinhas
Azeite q.b
molho piripiri,
nóz moscada (raspado na altura)
pimenta verde, preta, branca e semente de coentros (moído na altura)
natas
worcestershire sauce
1 emb de massa folhada (rectangular) - eu compro sempre as do Lydl
1 ovo batido

Preparação:
Cubra o fundo do tacho com azeite e leve ao lume, assim que estiver quente junte as tiras de frango. Mexa e vire as tiras para fritar por igual, assim que tiver crosta passe o lume para o mínimo. Tempere como molho de piri-piri, nóz moscada, pimenta, sementes de coentros e sal. Deixe cozer no minimo até que o molho fique sobre o grosso. Junte as natas e tempere com o molho worchestershire deixe ferver um pouco, desligue e reserve.

Estenda a massa folhada e corte em 6 quadrados. Sobre cada parcela coloque uma quantidade de preparado de carne. Pegue nas pontas do quadrado e una no topo e torça para ficar fechado. Pincele com ovo e coloque num tabuleiro previamente coberto com papel vegetal.
Leve ao forno a 210ºC durante 20minutos até ficar douradinho
Experimentem fica muito bom.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bolo Pocoyo

O fim de semana esteve bem frio. No sábado almoçamos e jantamos em casa dos meus cunhados, no domingo ficamos por casa em família. Gosto desta característica do Inverno, ficamos mais por casa a organizar os "tarecos" e a estar com a família.
Como foi o vosso?

Hoje partilho convosco o bolo Pocoyo e espero que está semana seja bem colorida e com bons acontecimentos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bolo Livro

A época natalícia em casa dos meus pais era muito simples, tinhamos uma árvore e na noite de natal comiamos a seia, nada de extraordinário. O nascimento da minha primeira filha mais velha mudou os hábitos e tornou-se um ritual os preparativos durante o advento, seguimos uns passos que já é tradição.
Dia 1 de Dezembro é dia de tirar a árvore, os enfeites dos arrumos e decorar a casa. A guirlandaé colocada no centro da mesa com as 24 velas e acende-se 1 diáriamente. Depois de tudo nos sítios certos fazemos os primeiros biscoitos.
Espero que as minhas filhas venham a descrever o Natal delas com muito carinho, com toda a magia e encanto que é típica desta altura do ano, talvez a capa seja parecida com a deste, hehehehe
Bom dia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...