segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Véspera de Natal






 Um dos momentos mais esperados do ano é a véspera de Natal. A família reunida, todos ansiosos pela partilha de um jantar especial. A consoada. Horas passadas na cozinha. A família e amigos começam a chegar aos poucos, e todos prontos a ajudar no que for preciso. Na espera petiscam-se umas nozes, amêndoas, avelãs, passas, queijo, presunto e outras pequenas iguarias.
  A árvore de natal decorada e iluminada, e as prendas espalhadas por debaixo, dão mais um toque natalício.
  Chegou a hora de sentar à mesa. Somos uma familia de hábitos e costumes, tanto em casa da minha sogra como em casa da minha irmã e acabamos por nos sentar sempre no mesmo lugar. Como é que todos decoram onde se sentaram nos anos anteriores?
  Chega o bacalhau, ovo, batatas e a couve tronchuda cozida. Azeite, pão, broa e um bom vinho não podem faltar.
   Entre cada garfada há risadas, contamos os momentos bons e menos bons (mais os bons) do ano corrente, partilhamos planos para o  futuro. É o jantar mais longo do ano. As idas e vindas até à cozinha começam. Parecemos umas formiguinhas. É o momento da mudança de pratos. Dirigimo-nos como se de uma procissão se trata-se para a mesa de doces, desde as mais populares rabanadas, azévias, filhós de abóbora, broas de mel, tronco de natal, a aletria da minha mãe e o indispensável bolo Rei.
  E, finalmente o café e um chocolate!

  Para o grande final, o momento mais esperado da pequenada. Abrir as prendas!!

A todos um BOAS FESTAS!

6 comentários:

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...