segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bolo Fubá do Zé



1 de Novembro foi feriado e dia de celebrar o aniversário da Inês em Cinfães. A pequenada ficou em casa a brincar e a divertirem-se, aproveitamos e fomos visitar o cantinho da B e do J onde estão a recuperar uma casa e a plantar uma variedade de árvores que dá um colorido magnífico e dará frutos ao longo de todo ano, está a ficar um cantinho delicioso e acolhedor. Enquanto passeavamos pela quinta apanhavamos castanhas grandes e lindas, no dia seguinte aproveitei e fiz doce de castanha com baunilha e rum que breve entrará num doce. Já que estava à volta dos tachos aproveitei e fiz o famoso bolo de fubá do Zé. De rápida execução, muito fofo, molhadinho e saboroso, mas não ficou igual ao que o Zé fez no dia de aniversário da Rita, estava bem mais húmido fazia lembrar o pão de ló de ovar. Tenho de verificar o que falhou, talvez a forma deva ser mais larga ou seja menos altura de massa, menos tempo no forno ou temperatura mais baixa, vou esclarecer e depois repito, nada de desistir. De qualquer forma ficou muito bom e desapareceu em três tempos, um bom acompanhamento para o café. A pequenada come e repete ...  Bom início de semana.
Ingredientes:
  • 140gr Farinha de milho
  • 140gr Farinha de trigo
  • 1 colher sopa de fermento
  • 300gr Açúcar
  • raspa de 1 limão
  • 1 pitada de sal
  • 3 Ovos médios
  • 40cl Leite
  • 2 colher sopa Manteiga amolecida
Preparação:
Junte e misture os ingredientes secos, de seguida envolva e misture os restantes ingredientes até o açúcar ficar dissolvido.
Verta para uma forma redonda, previamente untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno pre-aquecido a 170 ºC durante 50 minutos.

 

31 comentários:

  1. Este bolo tem tão bom aspecto. Ficou lindo, tão fofinho e deve ser uma delícia

    ResponderEliminar
  2. O bolo de Fubá leva-me sempre à infância! Na praia para onde ia com os meus pais, uma senhora brasileira tinha um café onde vendia! Dia sim, dia não, lá ia eu... :)
    Nunca mais comi nenhum igual. Podemos substituir por farinha de milho, que fica igual? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário, também fiquei curiosa com o nome Bolo de fubá em que entrava farinha de milho e fiz uma pequena pesquisa.
      Encontei resumidamente que o nome Fubá vem do quimbundo (língua africana mais falada em Angola) que quer dizer "farinha", é a farinha fina feita com milho ou arroz moído. Na versão de farinha de milho, é muito utilizado para fazer bolos. O bolo de fubá é típico das festas juninas no Brasil.

      Quando a farinha de milho foi introduzida no Brasil pelos portugueses era substituida muitas vezes por farinha de mandioca que eu conheço por farinha de fubá ...

      Boa observação, vou experimentar com farinha de mandioca, para ver a diferença :)
      beijocas

      Eliminar
    2. Pois, eu fui ver e algumas pessoas diziam que poderia ser substituída, mas sem grandes certezas!

      Mas se fica bom, há que provar e vou certamente levar esta receita!

      Obrigada pela resposta tão rápida! :)

      Eliminar
    3. fiquei curiosa, no fim de semana vou experimentar, vamos lá ver como fica
      beijocas

      Eliminar
  3. Um bolo desses conjugado com Cinfães = Sonho!
    Já tenho tantas saudades!

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aproveitar e visitar Cinfães nesta altura do ano, as folhas a mudarem de côr (uma paisagem com verde, alaranjado, vermelho uma mistura de côr que apaixona), o chão coberto de ouriços e castanhas, o cheiro do fumo das lareiras, hummm ... o friozinho nas orelhas e nariz, o aconchegaro casaco ... e ainda não está MUITO frio ... sabe bem agora!

      Eliminar
  4. Muito bom aspeto, não vou resistir e no fim de semana já o faço....quando os meus filhos regressam depois de uma semana de aulas gostam de uns miminhos e este parece-me ótimo.
    Bjns

    ResponderEliminar
  5. Por mim está bom assim ,mas se dizes que ainda pode ficar melhor então tenho mesmo de fazer...Talvez se se deixar menos tempo no forno fique com um interior mais humido, será?
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Só tenho de dizer que este bolo está com um otimo aspeto.Deve ter ficado muitosaboroso.

    Beijocs e uma boa semana.
    Becas

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Que aspecto maravilhoso, já copiei a receita para fazer assim que possa.
    Boa semana e beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Bem, este bolo do Zé ficou mesmo apetitoso,....fantástico mesmo,...
    Beijinhos,
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que bolo lindo e deve ser muito saboroso
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Está muito sedutor este bolo, simples e saboroso, como eu gosto!

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Paula,
    Que coloração linda e a aparência está de ... - Quero duas fatias!
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  12. umm que delicia de bizcocho¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  13. Paula, que lindo bolo....
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderEliminar
  14. Olá querida, vim conhecer seu blog e já estou seguindo. Quantas delícia você faz!!
    E bolo de fubá é o meu preferido.
    Se puder passa lá no meu cantinho para conhecer, que ficarei muito feliz.
    Boa semana bjs

    ResponderEliminar
  15. Adoro assim os bolos simples, são sempre uma maravilha e nunca enjoam!

    ResponderEliminar
  16. Nunca comi bolo de fuba, mas tenho alguma curiosidade, a julgar pelo aspeto ficou uma delicia!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Querida Paula,
    um bolinho de fubá é sempre bem vindo, este ficou
    super fofinho e saboroso!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  18. ele esta com um interior mt fofinho gosto mt dos bolos assim bjs boa semana

    ResponderEliminar
  19. Esse bolinho ficou lindo,o interior esta mesmo tentador.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Agora que me mudei para viver com a (minha) Paula ainda não fiz nenhum bolinho mas essa imagem abriu-me a vontade de muito em breve perfumar a casa com um cheiro de um belo bolo :)

    ResponderEliminar
  21. Este bolinho ficou com um aspecto bem fofinho
    Vou experimentar
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. esse bolinho tem um aspeto maravilhoso. adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Que delícia deve ser este bolinho!!
    E Muito fácil da fazer!
    Beijinhos do Paraíso ^.^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. facílimo adorei :) este fim de semana vou repetir mas desta vez com farinha de mandioca a substitir a farinha de milho - quer dizer se a encontrar
      beijocas e boa semana

      Eliminar
  24. Ótima receita,parece ser muito saboroso.
    Adorei seu blog.
    Até mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Obrigada pela visita e pelo comentário. Já fui visitar o portal, excelente iniciativa- adorei! Vou passar novamente e ler com mais calma

      beijocas
      Paula

      Eliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...