sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Marmelada na panela de pressão


  Os meus pais têm marmeleiros, os pais da minha amiga B têm marmelos, a minha sogra tem marmeleiros, escusado dizer que todos os anos temos muitos marmelos. Da cozinha da minha mãe sai muitas taças de marmelos e ficam alinhados na varanda a secar. Alguns vão para o congelador para depois entrar em assados, para cozer ou reduzir em puré. Os caroços guardam-se para fazer geleia. Não se deita nada fora, a não ser claro partes estragadas e podres ...
  Cortar marmelos, tirar as partes estragadas e retirar o caroço não é tarefa que me agrade, é um fruto duro e acabo sempre por me cortar. Eu e a minha mãe arranjamos os marmelos destinados à marmelada de uma só vez, e fazemo-la aos 2 kg de cada vez, em menos de 60 minutos, na panela de pressão. Muito rápido de preparar, fica com uma côr mais intensa e preserva o sabor do marmelo.

  É um ciclo, para o ano repete-se!

  Até breve e bom fim de semana. 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
MARMELADA NA PANELA DE PRESSÃO


Porção: 6 taças
Tempo de preparação: 60
 minutos

Tempo de Lume (panela de pressão): 10 minutos
Lume


Ingredientes:
  • 2 kg Marmelos
  • 1.6kg Açúcar
  • 8 colheres de Água
Preparação:

Lave bem os marmelos até sair todo o "pelo", utilize o esfregão para ser mais rápido.

Corte o marmelo aos quartos, tire o caroço e reserve para fazer geleia. Não descasque-os mas retire partes estragadas na pele.

Coloque os marmelos, açúcar e água na panela de pressão e feche-a bem. Leve a lume forte e assim que a válvula começar a deitar vapor e a girar, baixe para lume brando e deixe durante 10 minutos. Desligue o lume e deixe arrefecer, quando abrir terá muito líquido mas não estranhe que é mesmo assim.

Com a varinha mágica reduza a puré e leve de novo ao lume até levantar fervura. (se gosta da marmelada mais sobre o mole já não necessita de levar de novo ao lume)

Verta para taças para secar.

Passado 3 dias pincele a parte de cima com aguardente ou whisky e cubra com papel vegetal.

Guarde num local fresco e seco.

19 comentários:

  1. Adorooo marmelada:)
    Está com optimo aspecto!

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz ,mas adorei a tua tem uma cor linda.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de marmelada, e esta está muito bonita.

    Beijnhos e bom fim de semana.
    Becas

    ResponderEliminar
  4. Deliciosa marmelada, também fiz a minha assim, a diferença é que não tenho marmeleiros.Bom fim de semana.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Está realmente com uma cor tão bonita :D Uma das coisas que pedi ao Pai Natal foi precisamente uma panela de pressão :P

    Beijinhos e um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  6. é um doce que não dispenso e que sempre me traz algum alento e o teu parece ser uma delícia :)
    um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Ficou com uma cor linda :)
    Amei!
    Imagino o se sabor numa torradinha com este tempo gelado!!
    Beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. Hum... Mesmo da cor que eu gosto! A mim acontece-me o mesmo com as ameixas... tenho tantas que saem da minha cozinha frascos e frascos de doce de ameixas!...
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Tudo o que sejam doces de barras no pão dispenso :-)

    ResponderEliminar
  10. Ficou com uma cor tão intensa, que bonita!

    ResponderEliminar
  11. Oi Paula, estou ausente por motivos pessoais.Mas se Deus quiser em breve volto as visitas rotineiras.Tem feito muita coisa gostosa.Beijos querida, um lindo final de semana.

    ResponderEliminar
  12. Oi Paula,
    Que linda cor da marmelada e que receita prática, simples, adoraria saborear, é certamente deliciosa.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  13. Que cor linda e deve ser muito saborosa
    bom final de semana
    beijos

    ResponderEliminar
  14. é engraçado eu tb faço assim mas eu nao meto agua meto umas gotas de limao mas poucas adorei a cor da tua que esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  15. Nossa... que lindo.

    Adoro marmelo.

    Que doce lembraça ver este doce.
    Um abraço, Fábio

    ResponderEliminar
  16. Olá tudo bem?

    Gostei da receita e quero deixar uma sugestão. Porque não coze os marmelos (pode ser na pressão), espera esfriar e descasca depois? Parece manteiga e é super fácil de descascar.

    ResponderEliminar
  17. Eu já fiz várias vezes e fica boa, só que não dá para para guardar por muito tempo como feita da outra maneira, por estes dias vou fazer novamente

    ResponderEliminar
  18. E a primeira vez que fiz e estava com medo mas segui todos os passos e está maravilhosa obrigada

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...