quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Castanhas



Estamos em plena época de castanha. Está ligada a algumas tradições, como o S. Martinho onde tem presença obrigatória.

É um fruto seco e ao contrário dos outros frutos secos é rica em hidratos de carbono, sob a forma de amido e fibra, contém pouca proteína e gordura e tem menos calorias, 100g de castanhas tem cerca de 180Kcal. Ricas em vitamina E, B6 e excelente fonte de potássio e magnésio.
Como é rica em fibra, uma pequena porção é suficiente para satisfazer o apetite.

Andamos cada vez mais preocupados com os alimentos que consumimos, quanto à composição nutricional e com o efeito na saúde - a castanha é um fruto a ELEGER!

Eu ADORO castanhas, tão versáteis - assadas, cozidas, salteadas e em sopas, guisados, assados, pão, bolos, bsicoitos, ...
 

22 comentários:

  1. Também gosto muito! Tenho um saco enorme para confeccionar. Umas assadas e outas cozidas com ervas doces :)

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá One plus two

      Hoje em conversa com uma amiga dizia-me que as cozia com erva doce e canela! De comer e repetir - breve vou experimentar!

      boa noite

      Eliminar
  2. Olá,

    Eu gosto muito das castanhas,e estas estão com muito bom aspecto.

    Beijoca
    Becas

    ResponderEliminar
  3. Hummm, adoro castanhas!
    E ainda só comi uma vez.
    Estas já se comiam.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que delícia eu adoro castanhas
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Paula eu adoro castanhas assadas, são minhas preferidas! Pena que por aqui são tão caras!
    Bjs
    mel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mel

      Aqui também são caríssimas! Mas se pensarmos bem dão uma trabalheira para apanhar.
      Os meus pais têm 1 castanheiro e lá em casa é super manual ... é cada picadela nos picos dos ouriços ... Imagino que para venda já devem ter uma apanha mecânica.

      Cá em casa somos uns privilegiados temos de casa dos meus pais e de família e amigos de Cinfães

      beijocas
      Paula

      Eliminar
  6. Paula,
    eu amo estas castanhas, logo vamos comer tbm....hummmm!
    bjs ♥

    ResponderEliminar
  7. Ainda ontem, depois do jantar nos regalamos com umas belas castanhas assadas!! Tão bommmm :)

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa também gostamos bastante de castanhas. Cozidas ou assadas, tanto faz. Mas as assadas nos vendedores de rua têm um gostinho tão bom....
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Belinha,

      É verdade, porque será? Já tentamos fazer em casa dos meus pais com brasa, mas nem similar às castanahs da rua - qual será o segredo?

      Até amanhã
      Paula

      Eliminar
  9. Olá Paula,
    Aqui em casa também somos fãs de castanhas, tanto assadas como cozidas, esperamos a safra deste ano ser boa... estas estão muito apetitosas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Aqui em casa todos gostam de todas as formas e feitios, excepto eu que nao sou grande amante das quentes e boas!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,

      tenho de ir para tua casa :) assim já tinha companhia para diversificar o uso de castanhas, kekekekeke

      até amanhã
      Paula

      Eliminar
  11. bem para a mesa do lado uma duzia se faz favor rsrs elas mt a meu gosto gosto mt bjs

    ResponderEliminar
  12. Ainda não comi este ano! Mas assadas, cozidas e até cruas são sempre muito boas!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada por perderem um pouco de tempo e deixar um comentário, obrigada a quem passa por aqui e deixa bons pensamentos

    Tenha um bom dia :)

    ResponderEliminar
  14. gosto muito... ainda há alguma para mim?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha!
    Dá para acreditar a minha mãe não gosta?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Humm... que boas castanhas aí estão Paula, adoro de todas as formas !

    Beijinhos

    Isabel ( Blog do Chocolate e Brisa Maritima )

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...