domingo, 6 de janeiro de 2013

Dia de Reis

imagem tirada da net
 

Bom Dia de Reis!

Hoje tiramos os enfeites, desmanchamos a árvore e guardamos tudo na arrecadação para a 1 de dezembro dar início ao ritual da festas.

Na smartkids tem a curiosidade sobre este dia achei interessante partilhar convosco.

  "No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis em função dos personagens que segundo alguns relatos bíblicos foram até o local do nascimento de Jesus para homenageá-lo. Na verdade, não existem referências claras a respeito dos Reis Magos na bíblia: não menciona quantos eram, se eram realmente reis e nem de onde vieram, mas os cristãos comemoram a data como uma homenagem ao nascimento de Jesus.
 
A historia que ficou...
  Segundo historiadores, os reis magos tem a função de simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos e somente a partir do Século III esses personagens ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Os nomes dos reis também tem significado importantes em hebreu – Melchior significa “rei da luz”, Gaspar quer dizer “o branco” e Baltazar “senhor dos tesouros”.
  Cada um deles levou um presente de significativo de acordo com o ritual da época, assim, ouro era o presente digno de um rei, incenso tinha um sentido religioso e a mirra era o presente próprio para um profeta, pois ela era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade.
  Para chegar até onde Jesus nasceu, os reis magos saíram dos locais de origem seguindo uma estrela, a estrela de Belém e, como a distância era grande, só conseguiram chegar alguns dias depois do seu nascimento, por isso a data de 6 de janeiro."

Até breve!
 

4 comentários:

  1. Não sabia a história, é muito gira :D Cá em casa o Dia de Reis é sempre marcado pelo meu aniversário, por isso acabamos por não ter grande tradição ;)

    Beijinhos e bom Domingo :D

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Paula,
    Gostei muito de relembrar a historia e simbologia relativa ao dia de Reis.
    Feliz dia de Reis.
    Bom domingo, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Como o meu pai diria: "Há sempre espaço para aprender!" :) Obrogado pela partilha :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...