quarta-feira, 14 de março de 2012

Aletria à moda da mãe


Há duas coisas que não me atrevo a fazer, aletria e canja. As minhas filhas dizem que só a minha mãe é que sabe fazer. E têm toda a razão! Para mim, também é a melhor aletria e canja do mundo, tem um sabor especial.
No sábado chegamos para almoçar e tinhamos uns pratinhos de aletria à espera de serem decorados pela filhotas ...
O miminho da mãe sabe tão bem!
  
Ingredientes:
  • 300gr Açucar
  • 250gr Aletria
  • 1lt Leite
  • 8 gemas
  • 1 limão
  • canela
Preparação:
Coza a aletria em água. Escorra-a e deita-a no leite já quente, misturando com o açucar e a casca de limão, cortada fininha. Deixa ferver e retire do lume, deixe arrefecer e junte as gemas batidas. Volte ao lume para as cozer. Serve-se em travessa, polvilha-se com canela.

Uma delícia!

21 comentários:

  1. Paula, ficou mesmo uma delicia feita por mãe...um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Paula,
    Comidinha feita pela mãe tem sempre outro sabor... Pois usamos o ingrediente mais valioso do mundo que e' o amor : ) Ficou linda a tua aletria.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula, que bela travessa de aletria!
    Por aqui passa-se o contrário, a minha mãe adora a minha aletria!
    De vez em quando sou eu a mimá-la com umas travessas de aletria!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Paula a minha mãe não tem grande jeito para doces mas ainda ontem me deliciei com o arroz dela é o melhor do Mundo :) com bocadinhos de chouriça caseira hummm :)
    A aletria tem bom aspecto, basta ter a mão da mãe não é?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Hummm gosto muito, mas quando arrisco a fazer, cozo logo no leite e coloco junto com o limão um pau de canela!
    Já sei, tu gostas é de fazer coisas de grau de dificuldade elevado... rsrsrs

    bjs

    ResponderEliminar
  6. QUERIDA PAULA,
    TUDO QUE É FEITO PELA MÃE FICA DELICIOSO NÃO É? AI QUE DELÍCIA DE RECEITA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  7. Lindo o prato de aletria!!
    Tens razão há muita coisa que só me sabe bem ,se for a minha mãe a fazer.

    Beijinhos
    Becas

    ResponderEliminar
  8. Se há coisas que nao aprecio é aletria feita como se fosse arroz doce (comi há dias na casa da comadre em ponte de lima)eu sou de campo do rural por isso coisa boa do cont´nente nao poisa aqui
    (hihihi)
    kis :=)

    ResponderEliminar
  9. Paulinha, porque será que a comidinha feita pela mae sabe sempre tao bem??? Os meus filhos ao contrario das tuas filhotas se a minha mae fizer o mesmo comer que eu eles sempre preferem a minha comida e nao a da minha mae... e eu prefiro a da minha mae ehehehe!!!!

    Quanto a aletria, tem muito bom aspecto mas eu nao gosto nem de aletria nem de arroz doce nem de tapioca ehehehehe!!! Mas o aspecto é fantastico!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. São as nossas grandes inspiradoras e para mim a melhor Cheff do mundo. Obrigada pela partilha valiosa

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  11. Que bela travessa de aletria! E que cor tão linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficou linda essa travessa Paula, os meus parabéns à tua mãe :)
    Estes miminhos são deliciosos e essenciais.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Está linda e apetitosa! e Feita pela Mãe sabe ainda melhor!
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Olá Minha querida,
    Fizeste-me ter saudades dos natais de infância quando ainda tinhas alguns dos meus familiares que tanto amo, como o meu avô, a minha avó fazia aletria como ninguém, até há bem poucos anos omeu avô ia fazer tratamento á clinica onde eu trabalhava, ia todo contente e dizia a todos que estava a tratar-se porque queria dançar no meu casamento, ainda por cima era o meu padrinho, e dançou, nesses dias do tratamento a minha avó fazia aletria e ele levava para o meu lanche na clínica...(cai uma lágrima de saudade), ele já faleceu, no dia de natal, precisamente quando deviamos recordar momentos como este, de uma infância feliz, choro a partida dele.
    Obrigada querida por me trazeres de volta estas memórias.
    E as crianças têm sempre razão também os meus filhos adoram tudo o que a minha mãe faz, apesar de eu também fazer como ela, mas dizem que não é a mesma coisa
    Um grande bjinho

    ResponderEliminar
  15. Como gosto deste doce caseiro tão delicioso!!
    E passado uns dias... ainda sabe melhor!!

    ResponderEliminar
  16. se te dizer que so ainda fiz uma vez nao vais acreditar mas é verdade pois gosto muito mas ha sempre alguem que a faz em meu lugar adorei a tua que esta muito bonita parabens a tua mae bjs

    ResponderEliminar
  17. A sorte é que jantei à pouco se não já iria ficar com fomeca Paula :)
    *

    ResponderEliminar
  18. Os miminhos das mães sabem sempre tão bem e a comidinha de mães ou avós são as melhores e nisso concordo contigo, canja e aletria só a minha mãe ou avó fazem como gosto, por mais que faça nunca me sabe tão bem e o sabor não acho o mesmo, vá-se lá saber porquê ;)..beijinhos

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...