sexta-feira, 2 de março de 2012

Batatas fritas à moda da minha avó


Cá em casa é muito raro fritar. Não é por não se gostar, pois eu adoro fritos, é preciso ter cuidado com a sáude. De longe a longe não faz mal pois não?

As minhas filhas ao fim de semana, por vezes pedem-me para fazer batatas fritas à moda da minha avó. A mais pequena chama-lhe "batata da terra", por não se tirar a pele.
O Carlos diz sempre que dá uma "trabalheira", mas compensa pelo bom que fica, experimentem!

Bom fim de semana!

Ver receita

Ingredientes:
Batatas cortadas muito fininhas com pele
Sal
vinagre
óleo

Preparação:

Corte as batatas sem tirar a pele em fatias fininhas. Passe bem por água até que a água fique limpa de restos de "farinha" de batata. Tempere com sal e vinagre e deixe a marinar durante algumas horas.






Limpe bem as batatas para ficarem secas e reserve.
Coloque o óleo numa panela e assim que estiver quente coloque as batatas.
Deixe fritar até alourar, tire e reserve.
Quando for para servir volte a fritar até ficar crocante (rápido uns segundinhos). Tire para uma travessa forrada com papel absorvente (obsorve o excesso de óleo) e salpique com sal q.b para temperar.

E já está! Super, super boas e crocantes!

24 comentários:

  1. Parecem deliciosas!
    Por aqui as batatas fritas só mesmo na Actifry.

    ResponderEliminar
  2. Eu também evito fritura lá em casa.Saúde em primeiro lugar.Mas, vale a pena de vez em quando fazer uma delícia como essas batatas.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  3. Adoro batatas fritas e meu filho também, as faço raramente em casa também.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. MINHA AMIGA,
    BATATAS FRITAS SÃO TENTADORAS, EU NÃO SOU FÃ DE FRITURAS MAS NÃO RESISTO A UMAS BATATINHAS FRITAS,RSRS.

    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
    BJS..

    ResponderEliminar
  5. Humm, que delicia!!! Adoramos!!! Beijinhos e apareça no TC, para conferir as novidades!!!

    ResponderEliminar
  6. Paula ficaram uma delicia...gostei muito um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Adoro batatas fritas, mas nunca as fiz desta maneira.
    Vou seguir este conselho.
    Beijinhos
    Bom fim de semana.

    Becas

    ResponderEliminar
  8. Adoro batatas fritas, as tuas devem ficar bem crocantes e saborosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bem boas essas batatinhas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que engraçado Paula, sabes que em minha casa também se passa o mesmo com as batatas fritas, é claro que todos gostamos, mas também não as faço pelos mesmos motivos. Mas uma vez por outra sabem bem, muito bem. Gosto de como as fazes, também as faço assim, nunca lhes pus vinagre, coloco-as no frigorifico dentro de água algumas horas antes de fritar, para ficarem crocantes.
    Vou experimentar a pôr vinagre.
    Beijocas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Acredito que sejam super boas e crocantes!!
    Desde que tenho a Actifry só faço nela, mas essas só feitas desse modo! E quando o nome é "... da Avó" sabe sempre melhor!!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha, também tenho muitas saudades das batatas que a minha avó fazia:)

    ResponderEliminar
  13. De forma moderada tb gosto e essas têm um divinal aspeto!!

    Bom fim de semana!

    bj

    ResponderEliminar
  14. Parecem super deliciosas e crocantes! eu adoro batatas fritas.

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  15. Que lindas... tenho que exprimentar estas batatinhas!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de batatas fritas, as tuas estão com um ar tão apetitoso!!
    Também faço assim, dou uma pré-fritura e depois volto a fritar para ficarem crocantes...mas com a pele tenho mesmo de experimentar :)
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. eu adoro mas so de vez enquando mas assim nunca fiz mas adorei a dica do vinagre para a proxima nao sei quando mas vou fazer como tu obrigada por partilhares bjs

    ResponderEliminar
  18. Cá em casa adoramos estas batatas, não costumo colocar vinagre mas tenho de experimentar para ver as diferenças..Estas batatas também aprendi a fazer com a minha avó, pois todas as avós são as nossas grandes inspirações na cozinha e uma enciclopédia de vida que estão sempre lá para dar colinho quando mais precisamos..beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Faz imenso tempo que não faço batata frita em óleo... uso sempre a actifry mas essa sugestão deve ser realmente deliciosa. Nunca tinha visto fritarem batatas com a pele mas faz sentido pois é nela que está os principais nutrientes :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  20. Como gosto de batata frita às rodelas!!
    (Com pele nunca comi... mas experimentar é sempre uma primeira vez para tuso!)

    ResponderEliminar
  21. Batata frita é tudo de bom! Me concedo em alguns fins de semana, embora nunca fiz em casa.
    Prefiro como a tua receita, com a casca!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  22. que batatinhas boas...adoro estas batatinhas....bjokitas

    ResponderEliminar
  23. que delicia de batatas...
    Adorei o blog

    Feliz dia da Mulher!!

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...