sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Linguado frito


Peixe faz parte dos nossos hábitos alimentares quer cozido, estufado ou no forno. Já frito ou grelhado não é muito bem vindo por cá, apesar de gostarmos em apartamento é simplesmente uma tortura, a casa fica com uma fragrância a lembrar boteco de 5 categoria. Já sei, liga o exaustor!!! Mas fica sempre cheiro a fumaça ou fritos ... Os grelhados são para serem feitos no exterior com todo o ritual de preparar a fogueira, brasa, o colocar o peixe ... uma actividade reservada para casa dos meus pais, da minha sogra, irmã e cunhado.
Fritos evitamos, não só pelo motivo já mencionado mas por ser pouco saudável, vez não é vez, e ontem fritei uns linguados que foi um deleite para o jantar. Quatro peixinhos, medida certa para os 4 cá de casa.

O segredo, como diz a minha mãe, é fritar em bom óleo, bem quente e em quantidade suficiente para quase cobrir o peixe.

O linguado é um peixe adelgaçado a fritura foi rápida e o afamado cheio a frita quase não se sentiu.
 
Ingredientes:
  • 4 peixes linguado
  • limão
  • 4 dentes de alho laminados
  • sal
  • pimenta preta e verde moída na altura
  • farinha
Preparação:
Limpe a pele do peixe e retire as escamas todas, como tem poucas "tripas" não é necessário abrir para limpar.
Tempere os peixes com alho, limões, sal e a pimenta moída na altura e reserve por pelo menos 2 horas.
Seque o peixe com papel absorvente até estar bem seco e passe por farinha. Frite em óleo bem quente e em quantidade suficiente para quase cobrir o peixe. Assim que aparentar estar quase frito virar e deixar só a dourar.
Tire e coloque no papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

18 comentários:

  1. O teu peixe frito ficou com um aspecto maravilhoso...
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Paula,
    Apreciamos muito peixe, frito nunca fiz, mas linguado é um peixe muito saboroso, gostamos muito dele grelhado.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Raramente como frito mas esse linguado eu não recusava pois esta com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu raramente como peixe frito pelo facto de ser frito (conter mais gordura) e pelo próprio sabor. Eu vivo num apartamento e adoro grelhados, mesmo na chapa. Nada como fechar a porta da cozinha e sai tudo pela chaminé ou pela janela e porta que vai dar a uma grande varanda *

    ResponderEliminar
  5. Lá em casa gostamos muito deste peixe, pelo que faço muitas vezes e fica muito bom.

    Este está com muito bom aspecto.
    Beijinhos e Bom fim de semana.

    Becas

    ResponderEliminar
  6. Adoro esse peixinho, faço algumas vezes e todos gostam muito cá em casa, o seu com excelente aspecto. Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Também evito os fritos pelo facto de não gostar do cheiro em casa e por não ser tão saudável, mas uma vez não são vezes!
    O peixinho ficou excelente! E agora, fiquei com saudades!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O linguado é dos meus peixes preferidos e fica delicioso frito.
    Que saudades de comer um assim... Que coisa boa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adoro peixe frito, é muito bom!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  10. Que bom! Ainda estou longe do jantar, e, acredita que fiquei com água na boca:)
    Beijinhos, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  11. Que delícia de prato aqui em casa nós adoramos peixe
    bom final de semana
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Oi Paula, adoro peixe.É um prato que como sem muito esforço, infelismente sou minoria em casa.Por isso quase não o faço.Seu peixe ficou mesmo apetitoso.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  13. adoro peixe esse eu adoro e quando é pescado por mim ainda melhor o que foi este ano adorei o aspceto dos teus bravo bjs bfs

    ResponderEliminar
  14. Cá em casa gostamos muito de linguado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Paula,

    Linguado é um dos peixes que mais gosto, mas nem semrpe é possível ! :)

    Ficou com um aspecto excelente esse teu asim frito !
    Que belo almoço daria hoje para mim !

    Beijnhos

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...