terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pargo ao sal


Em tempos trabalhei com a A. que preparava as refeições à base de grelhadas, ao vapor, papelotes e peixe ao sal. Fica espantada quando dizia que tinha de comprar 3 kg de sal para preparar o peixe no forno. Questionava se não ficava muito salgado. A resposta era sempre a mesma; Não, e conserva o sabor!
Finalmente decidi-me, comprei dois pargos, não tirei as escamas e 3kg de sal.
Comecei a preparar com algumas dúvidas com o C a questionar, "tanto sal". Lá dizia que não ,mas baixinho pensava se ficar salgado estou feita ...
Após 30 minutos no forno, tirei a camada de sal, que saiu em bloco, e voilá um peixinho cheiroso para a mesa.
Uma agradável surpresa, não fica salgado, mantem o sabor do peixe e bem nutritivo. Breve prepararei um peixe mais gordo.

Com este método não é necessário óleo, azeite, condimentos nem molhos, o peixe só tem de ser fresco, com escamas, uma boa camada de sal marinho e um forno a uma temperatura constante.
Fácil e rápido...

A. tinhas razão fica muito bom!

 Ingredientes:
  • aprox 1.5kg Peixe
  • aprox 2kg sal
  • cebolinho
  • salsa
Preparação:

Faça um pequeno corte na zona da barriga para tirar as tripas e lave o peixe sem tirar as escamas. Preencha o buraco da barriga com cebolinho e salsa, ajuda a dar algum sabor ao peixe mas também é para não entrar sal.
Coloque uma camada de sal no fundo da travessa de ir ao forno e humedeça com água. Coloque por cima o peixe
Humedeça o restante sal e junte salsa picada, de seguida cubra com sal aperte com as mãos e salpique com água para que se forme uma crosta firme.
Leve ao forno pre-aquecido a 200ºC, 30 minutos (aprox 20 minutos por kilo).
Retira-se do forno. De lado coloca-se uma faca e levanta-se, verá que saí um chapéu! E o peixe está inteiro. Cuidado para não misturar o sal
 Aqui está o peixinho depois de tirar o chapéu!

21 comentários:

  1. Fica mesmo bom! O truque é mesmo a frescura do peixinho e as escamas;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Paula,
    Vária pessoas já me disseram para fazer, mas tenho muito medo da quantidade de sal, vou ter de fazer, obrigada pela receita e dicas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Também já fiz com dourada e robalo e fica muito bom.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu também penso assim mas acredito que não fique salgado.
    O teu ficou com muito bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Já experimentei com Dourada e ficou muito bom.
    O teu está com muito bom aspecto.

    Beijinhos
    Becas

    ResponderEliminar
  6. Que delicia que deve ser, tenho que fazer!!

    ResponderEliminar
  7. Nunca fiz, mas já comi e realmente fica muito bom!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. O peixe está com um óptimo aspecto...mas essas batatinhas também :)

    ResponderEliminar
  9. que peixinho delicioso. é verdade, também já experimentei com douradas e adorei. beijinhos
    http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Já conhecia esta maneira de cozinhar batatas, não sabia que também dava para o peixe, boa dica, obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Caramba, até tenho medo de experimentar pois eu gosto de coisas com algum sal mas os restantes membros não :-)

    ResponderEliminar
  12. Essa também sempre foi a minha dúvida; será que o peixe não fica demasiado salgado? Mas não, não fica. Eu comprovei na primeira vez que comi. Fica saboroso e com todos os sucos e sabores a mar. Muito bom.

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Deve ter ficado uma delícia ,eu já fiz costela com sal agora vou fazer peixe adorei
    beijos

    ResponderEliminar
  14. NuncA fiz, mas fiquei tentada com tao bom aspeto!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  15. Nunca fiz mas ando tentada a experimentar. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Peixe e batatas com um aspecto delicioso.Nunca fiz ,tenho medo de não ficar bom
    Parabéns.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Ja fiz com peixe e com frango. Fica delicioso e suculento. Gosto muito. Bjs

    ResponderEliminar
  18. Oi Paula, maravilhosa receita.Ja vi muitas dessas receitas, mas nunca fiz.Agora terei coragem em arriscar.Beijos querida e uma linda noite.

    ResponderEliminar
  19. Recebe este miminho da minha parte com todo o carinho pela tua dedicação neste espaço!
    Não és obrigada a partilhar, simplesmente fica aqui o meu agradecimento pelas tuas delicias!
    Beijinho!
    http://historiasearomas.blogspot.pt/2012/10/premio-dardos.html

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...