terça-feira, 7 de agosto de 2012

Doce de amora-silvestre com cardamomo


No cantinho dos meus pais temos uma amora-silvestre, que apareceu trazida pelos pássaros. Assim que percebemos que tinhamos uma amora-silvetre a crescer começamos a trata-la com muito miminho. Bem localizada numa zona com muito sol, agora está um arbusto bem corpulento. Todos os anos dá frutos gordos, suculentos e bem roxos, que são as delícias lá de casa em doces, gelados e bebidas.
Com os primeiros frutos, o doce aromatizado com sementes de cardamomo surgiu. Ficou bem vermelho/roxo, doce e azeda, com um leve aroma limonado caraterístico do cardamomo.

Desta vez fiz uma quantidade mais pequena que o usual. Ando em regime alimentar e como tal lá em casa não se usa tantos doces.

Porque ando em regime alimentar??? Pois é eu gosto muito de comer, mais especificamente, comia BEM!!  Há uns meses atrás dei conta que cada vez tinha menos roupa que me service. Não é que tinha 10Kg a mais, OKÊ???? Pois Paula vamos começar a fechar a boquinha, um pouquinho ... Comecei a seguir um regime bem simples, aos poucos entre o perder e o ganhar kilos, estou com menos 7kg. Sinto-me muito bem e não deixo de comer, só como é menos e com regra.

Com esta lógica de comida mais light e mais saudável os doces cá de casa têm menos açucar. Estão bem melhores e com o sabor da fruta mais intenso. Como adiciono menos açucar e não deixo tanto tempo no fogo estes doces têm de ser guardados no frigorífico.

Os frutos que vão aparecendo guardo-os no congelador assim estão prontos para fazer nova dose de doce ou serem utilizados em bolos, tortas, bebidas, ...

Fica a sugestão.

Ingredientes:
  • 500gr Amoras Silvestres
  • 125gr Açucar
  • 2 bagas desfeitas de cardamomo
Preparação:
Numa panela junte as amoras e o açucar. Leve ao lume e deixe ferver até ficar bem liquído, aproximados 10 minutos. Retire e passe pelo passe vite, deste modo retira as sementes e a pele. Leve novamente ao lume e junte as bagas desfeitas de cardamomo. Deixe ferver até engrossar.
Verta de seguida para frascos esterilizados, feche de imediato e vire o frasco ao contrário para criar vacúo.

Guarde no frigorífico.


13 comentários:

  1. tem graça que engordei o mesmo que tu... 10kg..até subi 3 vezes à balança para ver se era mesmo verdade...e era :( Eu também sempre comi BEM...o meu problema foi ter deixado de ir ao ginásio...(quando se esta a comprar e montar casa o dinheiro não dá para tudo)
    mas pronto,agora também ando a fechar mais a boquita ..mas ainda só perdi um Kg..mas vou montar na minha casinha um espaçozinho para fazer desporto...se não isto vai ficar mau..
    Eu acho que só de olhar para esse teu doce já engordei mais 100g...lol tá maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  2. Desde que começei a fazer execicio todos os dias o meu peso é de 55kg e isto á 3 anos.
    Nos doces também corto no açúcar e de resto como de tudo.
    Adoro amoras ainda ontem apanhei muitas.
    Gostei do teu doce ficou com uma cor linda.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Está com muito bem aspecto,deve ser muito boa para comer com queijo e umas tostinhas.

    Boa semana
    Becas

    ResponderEliminar
  4. Por aqui as amoras ainda estao um pouco verdotas, mas daqui a uns dias tb vamos ter bastantes por aqui, as que apanhamos sao das silvas, ate serve como motivo para fazer uma caminhada eheheheh, e la vamos os 4 ate ás silvas apanha-las depois congelo-as, mas desta vez vou experimentar o teu doce, pareceu-me muito bem!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Oi Paula,
    No Brasil não temos amoras silvestres, gosto muito de amoras, o doce ficou lindo, com sabor acentuado da fruta, deve estar perfeito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Adoro amoras, da silvestre nunca provei, mas o doce ficou perfeito com uma cor linda.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Paula que cor maravilhosa... Ficou linda demais..
    Nossa!!! Nesse biscoitinho aí está tudo de bom..
    Menina amei a dica..
    Beijokas
    Sheila

    ResponderEliminar
  8. Olá Paula, este doce deve estar uma tentação.. Adoro comer assim, com bolachas e um bom chá (no inverno principalmente).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. O teu doce ficou lindíssimo, com uma cor atraente! Imagino que tenha ficado delicioso, as amoras são um fruto fantástico e o cardamomo deram um toque especial!
    Usar menos açúcar é uma questão de hábito, e pequenos gestos contam muito :)
    Força no novo regime ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Este doce está uma perdição, é dos meus preferidos, quando vou ao meus sogros também venho carregada, e acaba por ser uma tarefa divertida andar a apanhar amoras silvestres pelos terrenos juntos à estrada.
    Fazes bem reduzir o açucar, é pela nossa saúde:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Olá

    Ficou lindo o doce deve ser delicioso :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Oi Paula, sua receita ficou perfeita.Uma cor forte, uma textura suave.Parece deliciosa.Amei.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  13. Oi Paula!
    Lindo doce de amora. Gosto tanto desta fruta... com cardamomo deve ser ainda melhor. Adoraria provar do teu doce.
    beijos

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...