Na hora de tirar o bacalhau da água da demolha, fica sempre a questão será que está bem de sal? No ponto nem salgado nem insosso.
Aqui fica o conselho da Confraria do bacalhau de como demolhar o bacalhau.
Processo de eliminação do sal excessivo do interior do bacalhau, destinado a devolver-lhe o seu sabor. Faz-se por contacto com a água, preferencialmente fria, e pela dissolução do sal precipitado no líquido. Logicamente, não se faz de uma só vez, porque quando a água chega a uma certa concentração, o processo pára. Esta paragem torna necessária a repetição do processo de demolha, até duas vezes, em água nova, sem o bacalhau sobreposto e com a pele virada para cima.
A segunda fase deste processo visa reintegrar água nas células secas, devolvendo-lhes a sua textura. Faz-se a partir do momento em que a concentração de sal se iguala dentro e fora do bacalhau. No Verão junte gelo à água ou deixe o bacalhau de molho dentro do frigorífico.
Especial .............................. 48 a 50 horas
Graúdo ................................ 40 a 48 horas Crescido e Corrente ......... 30 a 36 horas
Não é aconselhável trocar as últimas duas águas até cerca de duas horas antes de começar a cozedura. Se o sal desaparecer demasiado depressa, a água não tem tempo de reintegrar o bacalhau e chega mesmo a produzir o efeito contrário, retirando mais água do que a necessária e deixando o bacalhau ressequido, sobretudo se a água da demolha for dura. Por último, não esqueçamos a pele do bacalhau. Nela está o segredo da ligação do molho de muitos pratos.
|
Que belas dicas, Paula, é sempre bom saber estas coisas, por vezes não consigo o ponto exacto para que o bacalhau fique nem muito salgado, nem muito insosso !
ResponderEliminarBeijinhos
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Olá Isabel,
EliminarEu ficava sempre numa angústia, se ficaria muito salgado ou insosso? ... se salgado é horrível, se insosso um desconsolo. Encontrei as dicas da confraria e resulta na perfeição ...
Beijocas
Bela dica! Obrigada!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Bom dia Paula,
ResponderEliminarÓtimas dicas, muito úteis, já anotei, embora hoje utilize a maior parte das vezes o bacalhau que se compra já dessalgado.
Beijo, bom final de semana,
Vânia
Dicas 5 estrelas
ResponderEliminarSuper úteis e que fazem sempre falta!
Bom Fim de Semana
Beijinho!
Cláudia
Oi Paula, suas dicas são ótimas e a receita de bacalhau no forno ficou dimais.Beijos querida.
ResponderEliminar